Você já pensou nisso?
Nós costumamos dizer com muita frequência a seguinte frase aos nossos clientes: “ Os documentos (termos, contratos, prontuário) são as provas mais importantes do que você fez e falou dentro de sua Clínica”.
Pense o seguinte: antes de realizar um determinado procedimento em um paciente, você pergunta se ele toma alguma medicação e o mesmo responde que não. Baseado nessa informação você realiza o procedimento e dias depois ou o mesmo não tem o resultado alcançado ou nenhum resultado, típico de quem toma determinada medicação. E o paciente volta revoltado e diz que você não perguntou nada. Será a sua palavra contra a dele. Quem você acha que o juiz irá acreditar? No paciente ou em você?
Os documentos servem essencialmente para trazer segurança jurídica e para provar que você realizou seu trabalho com excelência e de forma ética.
A anamnese serve para provar que você indagou seu paciente sobre seu histórico de saúde e buscou ter informações pertinentes ao procedimento a ser realizado.
O termo de consentimento demonstrou que você explicou todo o procedimento ou tratamento, suas contra indicações, como deverá ser os prós, riscos, e que o paciente munido dessas informações optou por realizar o procedimento.
E o prontuário é a documentação de tudo que o paciente fez na clínica, quais exames foram solicitados, quais medicações, quais procedimentos, o que foi repassado pelo profissional.
Portanto, você profissional da saúde, entenda que possuir a documentação da sua clínica ou consultório em dia é tão importante quanto garantir a melhor técnica e o melhor serviço ao seu paciente.
Ficou com alguma dúvida a respeito desse conteúdo ou quer saber mais?
Entra em contato com a gente!
Comments