O Termo de Consentimento é mais que um simples documento informativo, o Termo é um processo de diálogo e troca de conhecimento entre o profissional e o paciente.
É de supra importância constar no Termo de Consentimento todas as informações sobre o tratamento em que o paciente será submetido, contendo os riscos, principais efeitos colaterais e as consequências do procedimento, além de elucidar o porquê da indicação daquele tratamento e seus benefícios para a saúde do paciente.
Em suma não há uma forma correta para a elaboração do documento, contudo para cada procedimento realizado na Clínica/Consultório deve-se ter um Termo específico, podendo ainda ser realizado de maneira verbal ao paciente. Contudo, para implicações jurídicas e reguardo do profissional, é necessário que o Termo de Consentimento em seja feito de forma escrita.
Devido a sua natureza específica para cada procedimento e técnica empregada no tratamento existem muitos riscos na utilização de termos genéricos ou elaborados por outros profissionais, visto que muitos desses termos não trazem em seu texto as particularidades para cada tsubstância utilizada, forma de aplicação, tipo de procedimento, etc.
O emprego de Termos de Consentimento Específicos que se enquadrem em cada procedimento realizado é de suma importância para trazer ao profissional a total segurança em sua atuação.
Ficou com alguma dúvida a respeito do conteúdo? Fala com a gente nos comentários!
Comentários