Já falamos diversas vezes sobre o quão importante os documentos médicos são, sejam eles os termos de consentimento para os procedimentos, os contratos e até mesmo um bom prontuário com anotações detalhadas das consultas e que seguem as orientações das Resoluções.
Bem, mas o que fazer quando falta algum desses documentos?
Claro que é importante se munir ao máximo possível com todos os documentos e trazer para uma atuação do dia a dia de atendimentos o mais seguro possível. Contudo não são todos os profissionais que possuem essa gama de documentos disponíveis em sua clínica ou em seu consultório, e nesses casos o que fazer?
Não é o fim do mundo, isso eu posso falar! Não é pela falta de um termo de consentimento que tudo está perdido, as vezes os prontuários salvam, basta eles estarem feitos da forma mais detalhada possível. Assim, caso mostre que um paciente, antes do procedimento, realizou 3-4-5 consultas, não como induzir que suas dúvidas não foram sanadas.
Conversas em WhatsApp ou Instagram também contam, hoje em dia com a facilidade da comunicação e a disponibilidade de muitos profissionais de fornecerem seus contatos a seus pacientes pode trazer uma segurança que o profissional está sanado todas as dúvidas e fornecendo o máximo de atenção e cuidados com o seu paciente.
Tudo isso sem dúvidas é importante, mas o que podemos destacar é que o conjunto de todos esses fatores que realmente trazem uma segurança na atualização profissional. Bons documentos (termos e contratos), bons prontuários e além de todo o suporte clínico que o profissional possa fornecer em seus serviços.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato!!
Comments