Se fala muito hoje em dia se é necessário ao profissional médico se especializar em uma área de atuação para que possa oferecer aos seus pacientes o melhor serviço possível e se destacar na área que se propõe atuar. E aí fica a dúvida, realmente é obrigatório possuir uma especialização para que o médico possa exercer a profissão?
Não, não é necessário passar por uma especialização para que o médico possa exercer a medicina, no entanto o mesmo deve buscar aprimorar continuamente seus conhecimentos e utilizar o progresso científico em benefício do paciente. Apesar disto, não obsta o médico que não possuía o título de especialista exercer amplamente a a sua profissão.
No entanto, este exercício deve ser pautado na responsabilidade e no preparo, haja vista que o médico responderá por seus atos profissionais que devem estar fincados na retidão ética e científica, sem se esquecer que na outra ponta desta relação está uma vida humana.
No entanto, o que de fato é proibido pelo CFM e motivo de inúmeras sindicâncias é o caso do médico que não é especialista em determinada área e que acaba atendendo pacientes se passando por especialista ou digivulgando especialidade que não possui. Esse profissional de fato está infringindo as regras do Código de Ética Medica (CEM) e além de correr risco de gerar dano ao paciente, diante da falta de conhecimento técnico específico, pode vir a sofrersanções perante o Conselho Regional de Medicina (CRM), e sofrer processos ainda tanto na esfera cível como criminal.
Uma vez que é vedado ao médico, praticar ou indicar atos desnecessários ou proibidos pela legislação vigente no País, segundo o artigo 14 do Código de Ética Medica, como também é vedado deixar de usar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente, artigo 32 do Código de Ética Medica.
Assim, a especialização em uma área de atendimento é de suma importância para trazer a população bons profissionais que sempre estão se aprimorando e trazendo aos seus pacientes novos procedimentos e mantendo-se atualizados.
Ficou com alguma dúvida?!
Entre em contato com a gente!!
Comentarios