Principais diferenças entre Empreendimentos comuns e os voltados para a saúde e bem estar
Empreender é sempre uma boa alternativa para buscar a liberdade financeira e ser seu próprio chefe. Contudo, para aqueles que procuram empreender na área da saúde e devem se manter atentos a alguns aspectos distintos das demais áreas profissionais.
O mercado de saúde e bem estar possui diversos setores para atuação, seja no modelo mais tradicional como consultórios, clínicas, hospitais, além de planos de saúde e serviços voltados para o setor fitness, alimentação e vida saudável, além das healthtechs, que são empresas de tecnologia no modelo de startup voltadas para o segmento da saúde, que estão ganhando grande espaço no mercado.
Os empreendimentos mais tradicionais como consultórios e clínicas possuem alguns aspectos de regulamentação diferentes dos serviços comuns oferecidos no mercado.
Devido a ser uma atividade voltada para a saúde do consumidor a empresa é fiscalizada por inúmeros órgãos governamentais e não governamentais. Além da documentação padrão e alvarás de funcionamento de prefeitura e corpo de bombeiros, a ANVISA por meio da vigilância sanitária regulamenta o funcionamento desses estabelecimentos.
A Clínica/Consultório precisará além do alvará de autorização da vigilância sanitária possuir protocolos pra descarte de lixo médico, atenção a circulação de ar, higienização, dentre outros aspectos funcionais de extrema importância para manter o funcionamento do estabelecimento.
Além desses pontos, é importante mencionar a necessidade de um olhar mais humanizado por parte desses empreendimentos, desde o atendimento, ao acompanhamento dos pacientes, tendo sempre em mente que a prioridade sempre será o paciente.
Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida?
Entra em contato com a gente!
Comments