top of page
Buscar

Comecei agora, porque devo contratar uma assessoria jurídica?

  • Foto do escritor: Gabriel Andrade
    Gabriel Andrade
  • 13 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Empreendedorismo na saúde: como exercer seu ofício com segurança e profissionalismo.


Uma das grandes falhas das universidades em todo país, independentemente do curso escolhido, sem sombras de dúvidas, é a falta do aprendizado profissional e empreendedor em suas grades curriculares. Os cursos de formação têm como foco ensinar a técnica e não a prática, colocando profissionais no mercado de trabalho que não sabem por onde começar para exercer sua profissão em acordo com as normas e legislações do país.

Portanto, vamos explorar nos tópicos seguintes, alguns itens que tornam a assistência jurídica tão fundamental tanto para as clínicas e consultórios, como para àqueles que desejam começar a atuar na área da saúde escolhida.




1. Protocolos e órgãos necessários:

Abrir sua própria clínica, mesmo que de forma mais simples incialmente, requer a autorização de alguns órgãos responsáveis para funcionar de forma legal, como por exemplo, a vigilância sanitária, prefeitura, bombeiros e até a inscrição da clínica diante do próprio Conselho.

O que ocorre é que, como dito no início deste texto, é esses assuntos não são ensinados na faculdade e esses profissionais se forma sem fazer ideia como são os procedimentos e protocolos exigidos para a prática de sua atividade profissional e acabam perdendo bastante tempo com a burocracia e erros que poderiam facialmente ser evitados se detivessem a expertise necessária que uma assessoria especializada é capaz de fornecer.


2. Contratos e documentação necessária

Se fala muito durante a própria formação na faculdade e até em cursos de Pós-graduação ou mesmo de capacitação, da importância do Termo de Consentimento Informado, também chamado de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. De fato, é um dos documentos mais importantes e que mais resguardam e transmite segurança para o profissional.

Todavia, na grande maioria dos casos, os profissionais atuam sem esse importantíssimo documento ou com apenas um Termo para todos os procedimentos realizados pelo mesmo, ou ainda Termos de Consentimentos elaborados de forma errada e sem conter as devidas informações e autorizações necessárias para o paciente.


3. Prevenir é melhor que remediar

A saúde é um setor que quando comete falhas, essas geralmente possuem uma gravidade maior do que se fosse cometido por empresas de outros setores. Isso ocorre devido a seu objetivo e tema central: a saúde e bem estar do ser humano. Por isso cada vez mais, se torna essencial formas de prevenção de eventuais erros que possam ser cometidos durante o dia a dia desses profissionais.

Além de proporcionar uma maior tranquilidade e segurança, o serviço de assessoria jurídica tem como proposta principal evitar altos prejuízos financeiros e preservar seus clientes e parceiros quanto à problemas que possam advir de algum descumprimento da legislação vigente, como multas e outros tipos de punições, sendo o setor da saúde um dos mais prejudicados pela falta de conhecimento técnico-jurídico no dia-a-dia da clínica e consultório.

Ficou com alguma dúvida a respeito deste conteúdo? Entra em contato com a gente!


 
 
 

Comments


bottom of page